12
Products
reviewed
266
Products
in account

Recent reviews by Geraldo de Rí­via

< 1  >
Showing 11-12 of 12 entries
39 people found this review helpful
4 people found this review funny
23.6 hrs on record (20.6 hrs at review time)
Antes de tudo, TLDR. Pode conter spoilers.

Confesso que vi e procurei conhecer sobre o jogo devido semelhança com o memorável Harvest Moon de SNes, o qual joguei por muito tempo e inúmeras vezes. Muitos foram os jogos que tentaram restaurar a... magia que ele tinha, mas por alguma razão, ainda que graficamente melhores e com sistemas mais complexos falharam.

Stardew Valley, porém, trás toda fantasia que Harvest Moon tinha. O jogo é MUITO baseado no antigo clássico, muito mesmo. Mas existem algumas mudanças, creio eu bastante proporcionadas pelo avanço dos gráficos, como podem transitar entre as plantações a interagir com 8 tiles adjacentes controlando a direção pelo mouse, pontos que às vezes lhe faziam cortar uma plantação por exemplo em Harvest Moon. Claro que na época acostumamos com isso, mas hoje, ver isso "facilitado" é bem legal.
Como se não bastasse Stardew Valley renascer tudo isso, o jogo é bem mais extenso, o que realmente me surpreendeu. Sabe quando, naquela época, você comprava um salgadinho e achava 2 tazos dentro? Então. É demais poder explorar cavernas, completar missões, derrotar inimigos, possuir um equipamento (ainda que simples, afinal o foco do jogo nem de longe é o combate). Ter uma grandiosa variedade de minérios, plantas, objetos, recursos em geral, toda essa flora engrandece muito o gameplay ao sempre descobrir novas coisas.
Outro ponto que adiciona um bônus à história são as cutscenes que parecem ocorrer aleatoriamente com determinados personagens à medida em que você ganha o afeto deles. Como se não bastasse dar um valor a mais no enredo, geralmente ensinam valores, como respeito, amizade e carinho, o que muitos podem nem se importar, mas indiretamente é um bom ensino que o jogo passa.
Tudo isso aliado à um Harvest Moon fidelíssimo e BEM aprimorado. Não vi bugs, se vi são de tão desprezível importância que não me recordo. Pixel art está show de bola, apesar de ver que poderia estar ainda melhor, entendo que isso acarretaria numa demora a mais com o jogo, ainda assim, a arte é no mínimo ótima. Sistemas são bem simples, jogabilidade perfeitamente funcional. Interação com npcs e imersão são muitos bem trabalhados também.

O único ponto negativo que posso citar é ao escolher a resolução. Em modo janela não consegui escolher uma. Tenho de colocar em fullscreen, mudar a resolução, depois voltar para o modo janela. Mas como disse, isso é desprezível vez que não se fica mudando de resolução a cada cinco minutos de game.

Ah, e digo isso sem ainda ter chegado no inverno, que certamente será a estação que mais amarei. :)
Posted 7 March, 2016.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
34 people found this review helpful
1 person found this review funny
5.1 hrs on record (5.1 hrs at review time)
Bom, primeiramente, como o jogo também possui linguagem em português, postarei a análise neste idioma, até para ser útil a interessados que não saibam inglês. No mais, TLDR.

Titan Souls é um jogo muuuito bom, 10/10 sem dúvida nenhuma. Queria jogar mais antes de escrever essa crítica, mas desde já, mesmo se o jogo terminasse agora eu já tenho gostado bastante. Claro que eu gostaria muito que houvesse troca de equipamentos, leveling, pequenos inimigos nos mapas, algo mais rpg, já que é o gênero que mais gosto (talvez em um Titan Souls 2?), PORÉM, o mapa "vazio", o clima simples aliados à música de fundo muito calma e tranquila ambienta muito, muito mesmo o jogo. Talvez se algo fosse diferente não seria tão bom.

Gostei muito da dificuldade. É aquele tipo de jogo em que no começo é impossível, mas depois que consegue completar o objetivo você pensa "como não fiz consegui antes?" É bem difícil, mas em um nível que torna gostoso, desafiador, que te prende ao jogo.

Ham... o que mais? Ah sim, não explorei todo o mapa, mas achei bem variado. Vi mapa de neve, floresta mais escura e uma mais "verão". Os mapas são simples, mas combina no estilo simples e simpático do jogo. No começo até fiquei bem decepcionado quando vi somente 4 bosses, mas depois que cheguei no mapa aberto, cara, muito show!

Se o jogador é daqueles que gostam de coisas fáceis, creio que não ficará por muito tempo, mas se é um gamer MESMO, de longa data, vai gostar - e muito - de Titan Souls. E desde já fica um pedido para os desenvolvedores de continuar a saga ou mais jogos desse estilo, porque são muito cativantes!

Muito, muito, muuuito bom! *palmas*
Posted 21 June, 2015.
Was this review helpful? Yes No Funny Award
< 1  >
Showing 11-12 of 12 entries