Rain World

Rain World

40 ratings
Sobrevivendo a Rain World. (PT-BR)
By Miriam Absent
Um guia básico feito de fã para fã com dicas de como sobreviver no mundo de Rain World e algumas informações extras como criaturas e afins.
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
Introdução.


Nesse mundo, você é um slugcat, um "lesgato" ou "gato lesma", como quiser chamar.
Uma criatura inteligente capaz de manusear objetos e usar criaturas ao seu favor.
Slugcat.


O jogo, consiste em uma jornada passando por um ecossistema vivo que sempre está em mudança.
Em Rain world, a luta é constante e, o jogo não gira em torno de você, diversas situações estão acontecendo enquanto você não está no cenário, então a troca de inimigos/criaturas pelos ciclos, pelo tempo e por cenários, pode acontecer, as criaturas estão sempre se movimentando e fazendo coisas diferentes.
O jogo não vai te ensinar a maioria das coisas, aqui é experiência na raça, descubra, explore e morra no processo.
O jogo padrão, possui 3 campanhas iniciais, moldando a dificuldade fácil, médio e difícil. definidos pelos personagens, respectivamente:


Monge, Sobrevivente e o Caçador.

Downpour, concedeu mais slugcats com jornadas, habilidades e dificuldades únicas. Todos tem uma campanha com modos de jogar diferentes e com objetivos diferentes, seus nomes respectivamente são:


O Guloso, Artífice, Ribeiro/Riacho, O Mestre das lanças, O Santo e ???...

Existe uma história por trás de todo esse jogo, cada campanha há algo para contar. Todos os slugcats tem uma história e objetivo.
Para os interessados na história e, que não se importem com spoilers, recomendo fortemente os vídeos do Dimzocas, ele fez vídeos sobre todas as campanhas dos slugcats e suas mensagens.
https://youtu.be/9fhExthQrsA?si=kKcRO-d_7rBEYXnm
ESTE GUIA CONTÉM SPOILERS DAS CRIATURAS ENCONTRADAS NA DLC DOWNPOUR.[rainworld.miraheze.org]
Obs* As imagens, artes e gifs foram retirados da wiki oficial de Rain world.[rainworld.miraheze.org] Recomendo olharem a wiki caso queiram ver mais sobre o universo e informações mais precisas.
A maioria das informações são baseados em experiências minhas e em informações tiradas da wiki e de outros guias.
Movimentação e armas básicas.
Ao começar sua gameplay, seja como o sobrevivente ou qualquer slugcat, precisará ter as noções básicas dos comandos e outros especiais.
O melhor exemplo de vídeo explicativo (na minha opinião): Tutorial de movimentação.
Está em inglês, mas visualmente é entendivel.
Lembrando que, esses movimentos podem te transformar em um ninja durante os pulos, desvios e ataques, mas não são sempre eficientes para combate, use para fugir, despistar e se locomover rapidamente, será bastante útil.



Evite ao MÁXIMO o combate, apenas se você precisar, não compensa caso você não precise se alimentar e afins, foque em fugir na maioria das vezes, vai poupar seu tempo e não colocará sua vida em risco. Utilizar pedras, lanças e outros itens irão lhe ajudar, aqui também estará uma lista de armas úteis. Na via das dúvidas, sempre ande com uma lança e pedra em mãos, se proteja sempre.

Rochas/Pedras.

Rochas podem ter vários formatos, elas podem ser usadas para fazer barulho, desnortear inimigos e derrubar alimentos/criaturas.

Aqui, as rochas (lanças também), podem ser usadas para maior impulso em pulos, ao pular e lançar uma pedra, você irá mais longe.

Rochas não são letais, mas atordoam a maioria das criaturas, sempre tenha uma em mãos.

Lanças.

Lanças são o meio de ataque mais comum que poderá encontrar, além de conseguir fincar inimigos nas paredes, matar pequenas e medianas criaturas com um golpe ou dois, você pode usar a mesma para locomoção. Muitas criaturas exigem mais de 5 golpes de lança, então cuidado.

Você pode fincar lanças no chão e nas paredes, podendo formar escadas para poder alcançar lugares mais altos, muitos lugares só serão acessíveis com uma "escada" feito por lanças.

Lanças explosivas.

São como lanças, porém explodem ao atingirem um inimigo (também se apenas lançar acertar o chão) a explosão consegue matar a maioria das criaturas caso a lança atinja a mesma, dificilmente você conseguirá uma, elas são carregadas por Scavengers.

Caso finque uma no chão abaixo de você e salte em uma direção quando ela explodir, você será lançado para o alto e pode utilizar isso para alcançar outras plataformas, mas caso mal sucedido, será letal.

Bombas de cereja.

São plantas bombas não letais que causam um barulho muito alto, podendo afetar o slugcat e afastar criaturas maiores por perto, elas são boas para evitar inimigos ao lançar elas na direção de um, basta soltar que ela irá estourar, não causará dano, mas irá afugentar predadores.

Flashbang.

São encontradas em regiões sem luz, apenas escuridão, elas servem como um desestabilizador de todas as criaturas que enxergam, cegando elas temporariamente por +/- 10 segundos. São encontradas em uma espécie de planta, então é só agarrar e lançar quando precisar.


Bomba.

As bombas são itens carregados pelos Scavengers, podem causar um dano grande e são iguais a uma pedra, também proporcionam impulso ao salto, porém estourará ao colidir com algo. Irá dar dano e atordoará inimigos, matando os menores e na maioria das vezes, podendo matar um slugcat ou atordoar.


Bomba de esporos/Bomba de gás.

Funciona como uma bomba de fumaça que afeta artrópodes (insetos), podendo matar eles instantaneamente após o contato com a bomba, são úteis contra esses insetos e grandes centopéias. Ela também serve como alimento para os Cervos da chuva.


Colmeia ou Paincones.

É uma espécie de planta que carrega uma colmeia repleta de abelhas que, a mínima proximidade irá fazer com que a colmeia se abra e diversas abelhas saiam e prendam a ameaça, isso dá bastante dano e deixa a maioria das criaturas imóveis por um tempo, porém é apenas se movimentar um pouco que você será liberto das "amarras".

Uma colmeia pode ser manuseada caso você jogue uma bomba de esporos nela, assim, poderá carregar e usar contra inimigos.


Existem outros itens com outras funcionalidades, mas esses são os básicos e importantes, ao decorrer do jogo, você vai descobrir o que o resto faz.
Hibernação e Karma.
Dentro de um ciclo, como é chamado o tempo, dias ou meses, você terá que se alimentar de acordo com sua barra de fome (que pode ser diferente com cada personagem jogado) assim, poderá hibernar.



Um exemplo da barra de fome, aqui, você terá que consumir 3 alimentos no mínimo para hibernar, os extras são bem vindos. Você pode se forçar a hibernar com menos, porém, o próximo ciclo irá exigir mais e você será mais fraco, caso se force a hibernar sem ter se alimentado, você morrerá.

"Por que devo hibernar?"

Por conta da chuva, ela virá com uma força descomunal e irá lhe matar, então, procure um abrigo e se proteja da chuva, você vai saber quando ela começar.
Ao começo de jogo, variando de cada campanha com cada personagem, você terá aproximadamente 6 a 13 minutos, no máximo, para se deslocar, procurar comida e achar um abrigo antes que comece a chover.
Hibernar, além de salvar o jogo, lhe fornecerá algo chamado de "karma", que, com o passar dos ciclos, vai aumentar e será necessário para passar entre os portões de karma, que irão liberar áreas.

"Portão de Karma."
Caso esteja com dificuldades de achar um abrigo, siga os overseers, eles lhe mostrarão o caminho.



Algumas vezes, flores raras irão ser encontradas, elas são importantes e são conhecidas como "flores de karma".



Ao consumir elas, lhe dará um escudo que, ao morrer após consumir essa flor, você não perderá o nível de karma que tem, porém, da próxima vez perderá.


Lembrando que a cada ciclo sobrevivido, seu nível aumentará e será mais fácil cruzar novas regiões, os portões tem simbolos específicos para a quantidade de karma necessário, fique de olho.
Criaturas.


O ecossistema desse universo é bastante inteligente e hostil. Aqui estará leve descrições básicas e aparência das criaturas que você poderá encontrar, talvez essas informações possam te ajudar, vou falar sobre algumas/maioria delas.
Contém spoilers. pule a seção caso queira para depois dos "[...]"
Para mais detalhes, cheque a wiki de criaturas.[rainworld.miraheze.org]

Batfly.

São pequenas criaturas passivas que estão distribuídas em vários locais, elas são comestíveis e fáceis de se capturar, elas mergulham nessas "tocas/colmeias" onde se escondem, de ciclos em ciclos, eles podem sumir de certas áreas e aparecer em outras.


Besouro de ovos.

Uma ótima forma de alimento, os ovos que são despejados quando morto são comestíveis, porém são difíceis de matar a distância por conseguir desviar de lanças e serem rápidos, a carcaça pode ser usada para atrair/distrair outras criaturas.


Noodlefly.


Voadores e ágeis, os adultos sempre estão com os filhotes, os pequenos são uma fonte de alimento, entretanto, ao agarrar um filhote, se prepare para lidar com a mãe.
Os adultos possuem um ataque que pode te matar, como uma lança.


Hazer.

São encontrados perto de locais com água, quase sempre estão fora da água e são comestíveis, também podem ser usados como distração ou alimento para criaturas, quando jogado, ele irá soltar uma fumaça que limitará a visão.


Água-viva.

Encontradas na água ou fora dela, são uma fonte de alimento, apenas segure e coma imediatamente para não tomar um choque, pois elas podem te atordoar ao encostar nela, ao jogar uma água-viva em outras criaturas, elas também serão atordoadas.

Lagarto verde.

Grandes e lentos, são fáceis de desviar, eles não conseguem escalar paredes bem e nem subir nos "postes", eles são bem resistentes por terem uma boa defesa e tamanho.


Lagarto rosa/roxo.

São pequenos e um pouco mais ágeis que os verdes, eles conseguem subir nos postes e alcançar você rapidamente, eles são bem mais frágeis que os verdes.


Lagarto azul.

Também são pequenos, sobem os postes porém, escalam o cenário ao fundo, não tem como escapar diretamente, eles conseguem te seguir aonde for. Possuem uma pequena língua que tenta te capturar, porém são bem mais frágeis que os rosas/roxos.


Lagarto branco.

Assim como os azuis, os lagartos brancos escalam o cenário ao fundo, também possuem uma língua que é o dobro do tamanho e tem um alcance enorme, o especial deles é que eles se camuflam, então é bem comum que seja pego desprevenido alguma hora, as vezes, eles ainda são perceptíveis, mas você tem que ser atento.


Salamandras.

São como lagartos aquáticos, eles possuem duas cores diferentes, a mais escura e a branca, são bastante ruins em locomoção na terra, mas rápidos na água, também possuem uma língua semelhante aos lagartos azuis.


Lagarto preto.

Esses em especial, são cegos, são encontrados em ambientes escuros, então sua cor facilita sua camuflagem natural, são alertados por qualquer barulho por perto, então andar agachado e se movimentar com cuidado, fará com que não te percebam, são bem frágeis também.


Lagarto amarelo/laranja.

São lagartos menores, eles escalam os postes e se locomovem bem rápido, são frágeis também, porém, o mesmo anda em bando, nunca estão sozinhos e se estiverem, irão chamar outros do grupo para caçar. Eles se comunicam telepaticamente, então se um te ver, todos saberão onde você está.


Lagarto ciano.

O mais ágil dentre todos os lagartos, eles conseguem escalar, subir em postes, possuem uma língua para te agarrar e também, uma espécie de propulsor que os lança para onde querem, conseguindo pular altas distâncias e alcançar suas presas facilmente.


Lagarto caramelo.

São lagartos enormes e parecidos com os verdes, sua diferença está em um salto desajeitado na direção do alvo que pode ser perigoso e, disparar projéteis que derrubam a presa, eles são bem resistentes mas podem ser fáceis de desviar, além de não poderem subir postes também.


Lagarto vermelho.

O segundo lagarto mais forte, perigoso e resistente, eles são extremamente agressivos, conseguem disparar projéteis para derrubar a presa e possuem uma língua enorme como os brancos, para capturar. Eles são que nem os verdes, não conseguem subir em postes e não sobem bem as pardes, mas compensando, são rápidos, letais e conseguem tirar as armas dos slugcats.



Lagarto enguia.

Parecidos com as salamandras, sendo o segundo lagarto semi-aquáticos, são um pouco frágeis mas extremamente perigosos na água, eles conseguem subir postes e escalar as paredes, caso saiam da água.

Lagarto morango.

São pequenos mas mortais, são ágeis mas péssimos nadadores, eles escalam estruturas e também possuem uma língua para agarrar, porém, as usam para locomoção, se agarrando e indo para outros lugares mais rápidos.

[...]
Pássaros Miros/Tesoura.

Eles emitem sons metálicos que lembram uma tesoura quando estão se aproximando, por isso o nome, ficando na área mais escura de rain world, eles são surdos, mas avistam você de longe e correm rapidamente na direção da presa, a forma de escapar é cegando os mesmos ou se esgueirando entre espaços pequenos para que não alcance você. Eles são ágeis e quase nunca estão sozinhos.


Abutres.

(Abutre filhote)
Os filhotes que parecem larvas, são uma fonte de alimento quando mortos, ao joga-lós no chão ainda vivos, eles irão disparar um feixe para cima e começará a brilhar, se brilhar verde, um abutre irá aparecer, se brilhar vermelho, ele falhou em invocar um abutre. (Eles também podem invocar o abutre-rei e o abutre miros.)

Abutre.


Enormes e espreitadores, os abutres te observam e descem até você, porém, sempre que for mergulhar na sua direção, será possível ver sua sombra na grande maioria das vezes.
Eles podem ter suas máscaras removidas, mas se tornarão mais agressivos com você, as vezes perseguindo. Como são grandes, dificilmente irão conseguir passar por cantos estreitos mas ainda conseguem andar na terra.


Abutre-Rei/Real.

O mais forte e perigoso dos abutres, ele possui a capacidade de disparar projéteis diretamente de sua cabeça, funciona como um arpão ou lança. As máscaras dos mesmos tem efeitos melhores que outros abutres. Eles costumam caçar lagartos trem afins.

Exemplo do arpão.


Abutre Miros/tesoura.

Uma variação dos abutres juntamente com os pássaros miros/tesoura, eles possuem lâminas nas asas e disparam um laser de autodefesa quando se sentem ameaçados. Funcionam da mesma forma que os abutres comuns, porém, eles costumam perseguir a presa por mais tempo, já que não perde o interesse na mesma, eles conseguem entrar em espaços estreitos, então podem entrar em túneis.


Centopéias.

As menores podem servir de alimento, semelhante as águas-vivas, elas dão uma descarga de choque para atordoar, basta apenas pegar uma centopeia filhote e comer imediatamente. As maiores são um perigo e a adulta definitiva, caça os slugcats. Todas conseguem atordoar com choque, então é bom evitar o contato com as grandes. As adultas são difíceis de matar, sendo bem resistentes e por ter uma "armadura", as vezes é necessário retirar primeiro para poder dar dano. Elas escalam cenários e são rápidas. Uma arma letal contra elas são as bombas de esporos, funciona com qualquer centopeia e mata as mesmas.


Centopéia voadora.

Sendo uma variante das centopeias, funcionam da mesma maneira, entretanto, são um pouco menos perigosas que as normais, as vezes voando de forma desajeitada, mas são bem rápidas, são menos resistentes que as centopeias normais e não são agressivas de primeira vista, mas se ficar perto por muito tempo, elas se tornam agressivas.

Centopéias vermelhas.

Uma das mais perigosas criaturas, elas são mais fortes que as centopeias comuns, sendo extremamente blindadas e agressivas, fazendo o combate com elas serem difícil e desafiante. Elas conseguem predar a maioria das criaturas de Rain world, só podem ser atacadas caso uma de suas "cascas" que funcionam como uma armadura, for retirada e essa parte especifica for atingida.

Centopéias aquáticas.

São como as centopeias padrões, porém como são marinhas, seus ataques e locomoção são extremamente precisos nas zonas de água, bastante agressivas e com uma vantagem pelo combate em água, ser menos eficiente no geral, por sorte, elas não saem da água.

Planta poste. (Mímico do poste)

Esses mímicos dos "postes" que você sobe, são organismos vivos que predam os slugcats, caso você se agarre em um deles, ele irá te agarrar e você morrerá. Para evitar eles, basta apenas logar uma lança que ele irá embora, se jogar uma pedra, apenas irá atordoar o mesmo, eles podem ser notados por algumas vezes, demonstrem seus adornos vermelhos, alguns predadores evitam chegar perto dos mesmos.


Alga marinha.

Elas se mantém paradas até a aproximação da presa, pedras a atordoam e lanças as atordoam por mais tempo (aparentemente), jogar frutas e carcaças podem fazer com que essas algas peguem esses objetos e suma com eles, você ainda pode tentar ser furtivo, tanto na água quanto na terra, elas reagem ao som e movimento.

Sanguessugas.

Existem três tipos de sanguessugas, as vermelhas que se encontram em poças e em pequenas áreas com água, as azuis, que são encontradas no mar e as verdes, chamadas de "selva", que são encontradas em ambientes mais fechados e úmidos.
As sanguessugas vermelhas são mais leves e mais lentas, são perigosas quando estão aos montes, mas são evitáveis. As azuis, marinhas, são mais perigosas, precisa apenas de duas ou três para afogar um slugcat. As verdes, sobrevivem fora da água e se locomovem a partir de saltos, elas não morrem ao se agarrar a sua presa, elas sugam sua energia e tem que ser retiradas manualmente, quando uma se prende em você, ela começará a drenar seus "pontos" de fome, onde após um bom tempo, poderá te matar por sugar toda sua vitalidade.

Leviatã.

Encontradas em lugares com grandes proporções de água, são os maiores predadores do jogo, possuindo um tamanho extenso, com tentáculos e partes metálicas, suas mordidas podem agarrar qualquer criatura que caia na água, inclusive abutres e lagartos, matando-os com um só golpe. Eles são um pouco lentos, então um slugcat nadando com um pouco mais de vontade, consegue fugir de um.

Medusa gigante.

Assim como as águas-vivas, elas conseguem direcionar um choque, porém aqui, elas são predadores letais que agarram a presa com seus tentáculos e dão um choque letal, podem ser encontradas no fundo ou boiando perto da superfície.

Jetfish.

Frágeis e rápidos, é possível atrair os mesmos com frutas ou comida nas águas, eles são mais usados como locomoção rápida na água, por sua destreza, um slugcat com mãos vazias, pode agarrar um jetfish e cruzar grandes porções de água e saltar por grandes alturas sem dificuldade.

[...]
Squidcada. (Lula cigarra)

São criaturas que não interferem muito na sua vida, contanto que não as machuque ou mate, elas costumam te derrubar de postes e empurrar você de lugares altos caso mate algumas da espécie. Elas podem ser usadas como uma ferramenta excelente para saltos maiores, onde segurando elas com uma das mãos, você poderá saltar por longas distâncias, as brancas são mais resistentes que as de coloração escura, mas fazem o mesmo papel.

Minhocas/Vermes do lixo.

São criaturas neutras que costumam pegar todo tipo de "lixo" presente, por ser sua fonte de alimento, então podem retirar lanças de suas mãos, sempre as lanças.
Se forem atacados, eles ficarão com os olhos vermelhos, irão te agarrar e tentar afogar ou jogar por alturas grandes, então não os ataque.


Minhocas de agarrar.

Pequenas minhocas que são utilizadas como formas de se locomover, quando um slugcat segura uma dessas minhocas, ele consegue a usar, lançando a sua parte pegajosa nas paredes ou teto, é fácil grudar nas paredes, se pendurar e saltar por lugares de difícil acesso, elas também podem acabar grudando em você ou em inimigos.



Caracóis.

Pequenas criaturas que estão presentes em ambientes aquáticos, eles irão fazer um estouro ao entrar em contato com você, ao serem arremessados ou quando outra criatura se aproximar. Não são letais, mas atordoam na hora, podendo ser usado para evitar situações ruins.


Scavengers (Catadores).

Criaturas inteligentes, como o slugcat, são tribais e andam em grupos, tendo sua própria linguagem, costumes e formas de agir. Eles utilizam lanças, bombas, lanças explosivas e outras armas, os mesmos adoram as pérolas e são os itens mais valiosos que você pode oferecer para eles.

Eles são catadores, então são bem equipados e fazem patrulhas, tendo uma das ias mais complexas das criaturas. Eles podem ser amigos ou inimigos, dependendo da sua atitude com os mesmos, cada um possui uma personalidade, podendo ser medrosos, curiosos, neutros ou agressivos, mesmo se você for bom com eles, então, ao ver um scavenger, se abaixe e solte sua arma, os mesmos não atacarão caso faça essa aproximação lenta. Preste atenção nos movimentos deles, existe um pedágio onde para passar, terá que fornecer uma pérola, ao chegar no local, eles podem bater suas lanças no chão indicando que querem que você pague, entregue a pérola e em seguida, irão acenar, indicando a permissão de passar.

Quando se sentirem ameaçados ou não te conhecerem bem, podem levantar suas lanças e jogar, até mesmo as pedras, como aviso para que se afaste.

Aqui temos um Scavenger apontando com sua lança para algo valioso. (Uma pérola)
eles podem fazer gestos com as mãos, pedindo algum item ou fornecendo trocas, onde soltam os itens que estão segurando para que você os pegue, entre outros comportamentos.

Scavengers de elite.

Andam com máscaras de abutre com formatos diferentes em seu rosto, eles diferentemente dos catadores normais, podem saltar e atiram com as lanças de forma mais precisa, portando armas fortes como uma lança elétrica e uma bomba de singularidade, extremamente letal. Eles são mais fortes, agressivos e ágeis. Esses preferem ficar mais sozinhos e são mais para o ataque, as vezes é possível encontrar vários em um grupo e caso seja um inimigo deles, é bastante perigoso.

Rato lanterna.

Pequenos roedores que emitem luz pelos seus corpos, com bioluminescência.
São medrosos e vivem em ambientes escuros, fogem de perigos e podem ser encontrados pendurados no teto em grupos com suas caudas.


Grama-minhoca.

É como uma vegetação, um capim, porém são criaturas vivas que irão se agarrar nas suas presas e as puxar para o subsolo, você tem que evitar elas a qualquer custo, pois quando preso por várias, não conseguirá sair.


Cervo da chuva.

São criaturas enormes que podem ser atraídas por bombas de esporos, já que é um alimento para eles, são neutros e bastante lentos, os slugcats conseguem se agarrar nos seus chifres e pegarem carona, principalmente em campos de grama minhoca, pois os cervos da chuva não são agarrados por eles. Eles são um meio de transporte para evitar a grama viva.


Dropwig.

Encontrados nos tetos, são seres que tentam te atrair, muitas vezes com itens colocados estrategicamente abaixo deles, ao passar por baixo, eles saltam na sua direção e irão te perseguir por um certo tempo e se te alcançarem, você morre. Eles podem ser enganados com corpos de outras criaturas.


Coalescipedes/Aranhas.

Existem em vários tamanhos, sua agressão depende de quantas aranhas se juntaram, elas tem esse comportamento de se agarrarem e se juntarem como uma centopeia para pegar suas presas.

Elas tem medo e costumam fugir de fontes de luz fortes, sua agressão depende do seu tamanho e isso também impacta se elas fugirão ou não da luz. As "flashbangs" conseguem matar essas criaturas.


Aranha grande/Aranha-Lobo.

Um tipo de aranha grande que possui um bote um pouco atordoante, ela avança no seu alvo e ao fazer isso, suas presas ficam a mostra. Elas escalam as paredes e o cenário, geralmente tenta se aproximar quando o alvo não pode lutar contra, então ficar armado com uma lança pode afastar uma aranha lobo.


Aranha cuspidora.

Uma variante da aranha lobo, elas se chamam "cuspidoras" por lançar uma espécie de "dardo" no alvo, esses dardos eventualmente vão fazer a presa ficar paralisada, então a aranha avançará.
A melhor forma é fugir, elas evitam o combate e tentam atirar em você, sua mordida é letal e, geralmente, apenas 1 dardo pode te fazer ficar imobilizado depois de um tempo, quanto mais dardos são atingidos, mais rápido será o efeito.
[...]
Aranhas mãe.

Outra variante de aranha, porém, essa também evita confrontos, mas são agressivas do mesmo jeito.
Elas não tem um ataque diferente, apenas dão o bote, mas, se forem mortas, elas irão tremer e de dentro delas, sairá um enxame de Coalescipedes que podem atacar o que estiver por perto.

Clandestinos.

Assim como os dropwigs, são encontrados no teto, porém são bem mais camuflados.
Um clandestino possui tentáculos finos que servem como sensores, uma vez acionado, uma boca enorme irá se abrir e alguns tentáculos irão imobilizar a presa, levando ela diretamente para a sua boca.

Podridão.
São massas tentaculosas que conseguem matar e absorver a maioria das criaturas e estruturas do jogo, elas são perigosas no geral, há 3 variantes presentes.
O combate não é viável com nenhuma delas, porém, lanças explosivas e explosivos no geral, são os indicados.

Brother long legs.

Cego e surdo, só pode detectar outras criaturas a partir do toque. Costuma se locomover lentamente mas andam por terrenos irregulares facilmente, eles também conseguem passar por tubos, indo para outras salas.

Daddy long legs.

Igualmente como os brother long legs, são massas grandes que consomem tudo, são azuis e bem maiores, porém, são apenas cegos, pois eles possuem audição, podendo ser atraídos por sons de criaturas, pedras e outros itens.


Mother long legs.

A maior variante da podridão, funciona do mesmo jeito que um Daddy long legs, porém não podem ser mortos por explosivos, então o único jeito, é contornar os mesmos.
Relacionamento com slugpups.
Slugpups.

Filhotes de Slugcats, são criaturas com os mesmos aspectos e capacidades de um slugcat normal, porém com algumas limitações e bem mais frágeis.
Os slugpups são desbloqueados através da finalização da jornada do Guloso, terminando o jogo e desbloqueando a região "Outer expanse."



Após isso, eles são apenas encontrados nas campanhas do Sobrevivente, Caçador e Guloso.
Eles são encontrados dentro de abrigos e outras vezes andando próximo ao abrigo. A chance de spawn deles. As regiões com mais chances de encontrar um slugpup por abrigo são:
Subterrâneo: 50%; Pátios de tubulação: 50% e Cidadela sombreada: 40%, porém, o lugar mais indicado para procurar slugpups, é o Complexo industrial, com 25% de chance para cada abrigo e os abrigos são relativamente perto, então é mais fácil de encontrar eles por lá, quer um slugpup? aguarde entre ciclos e procure eles no Complexo industrial.

Ao se deparar com um, o que você deve fazer é segurar sua mão ou colocar o mesmo nas costas, assim, procurando uma forma de alimentar o filhote, para assim, poder hibernar com o slugpup e cuidar dele sem problemas. É necessário no mínimo dois alimentos para encher sua barra de fome garantida, assim não há um perigo do mesmo acabar morrendo de fome nos próximos ciclos, ao ganhar a confiança dele, uma barra de fome com a sua respectiva cor aparecerá acima da sua. Você só pode cuidar de dois slugpups por vez, colocando um nas suas costas e segurando a mão do outro, assim, fazendo viagens mais perigosas sem ter medo que eles se machuquem, já que o peso deles quando segurados, não afetam o slugcat.



Os slugpups possuem várias colorações, algumas mais raras e outras mais comuns, além de personalidades variadas, cada personalidade afeta com um comportamento diferente, além da comida, já que cada um possuem uma comida favorita e eles vão recusar comidas que não gostam. Eles comem tudo que um slugcat pode comer naturalmente, menos corpos de outras criaturas (Eles comem centopeias quando mortas).
Os mesmos podem segurar pedras, atirar lanças e acabar atacando criaturas impulsivamente ou de uma forma mais cautelosa. Eles ainda são bem frágeis e quando agarrados por um predador, a barra de comida deles irá piscar em vermelho, indicando que ainda há salvamento, porém, caso fique cinza, ele estará morto.
Eles podem ficar sedentários caso os carregue sempre e menos independentes, mas, quando estimulados a atacar, correr e jogar pedras, eles ficam ágeis e ativos.
Há comandos que você pode fazer, por exemplo, pular enquanto aperta para baixo, irá fazer os slugpups ficarem na sala em que você fez esse comando, então, para desfazer e ter eles te aocmpanhando, basta apenas saltar e apertar para cima, onde eles irão te seguir novamente.

Cuidar de um slugpup traz uma dificuldade ao jogo base, você precisará encontrar mais comida e ativamente o proteger, interagir e o deixar brincar, mas isso também lhe dá um objetivo a mais e um pouco mais de diversão na sua gameplay, já que os slugpups não possuem níveis de karma, não poderão ir até as profundezas.



Há uma conquista chamada "A mãe" quando se cuida e dorme com um slugpup em um abrigo. Cuidar dos mesmos não lhe dá uma vantagem exatamente, mas eles irão te ajudar como puderem, é bem divertido ser responsável por alguém que precisa de cuidados.

Obs*
Lagartos domados podem acabar atacando seus slugpups quando juntos em um abrigo, então, assim que o ciclo começar, agarre seus slugpups e os tire do abrigo, fora isso, fique de olho caso haja algum acidente.
Relacionamento com lagartos.
É possível criar relações boas com algumas criaturas, ao menos que não te atrapalhe, como os Scavengers que podem se tornar seus aliados ou inimigos mortais.
Lagartos podem tornar seus amigos ao serem domados, qualquer lagarto pode virar seu pet, dependendo da forma de como o alimentará.

A maioria dos lagartos apenas/podem se alimentar de: Scavengers, Squidcadas, Noodlefly, Besouro de ovos, Centopeias, Hazer, Jetfish, Ratos lanternas, Aranha grande, Aranha cuspidora, Minhoca de agarrar e centopeias aquáticas.
Os lagartos morangos podem ser domados com até dois batflies, o restante ignora os batflies e filhotes de abutre.

É necessário seguir uma sequência de entrega do alimento, dependendo do lagarto, mais comida precisará, sendo entre 1/2 alimentos, até 5/8 alimentos fornecidos. Quanto mais perigoso e agressivo, mais comida precisará ser entregue para domar, tornando o lagarto vermelho e o lagarto trem, os mais difíceis de serem domesticados.
Eles possuem uma preferência por criaturas já mortas, dependendo do lagarto (aqueles que não voarão para te atacar) forneça a comida e permaneça parado, espere o lagarto sumir de vista e saia dali, procurando outro alimento para fornecer ou siga seu caminho.
Ao fazer isso, depois de alguns ciclos, o lagarto escolhido irá te seguir, acompanhando e protegendo.
Para manter um lagarto como seu pet, você deverá alimentar os mesmos de vez em quando e, dormir em um abrigo com os mesmos, caso seja possível ele entrar, dependendo do terreno. Seu relacionamento pode decair ao acabar atacando os mesmos com pedras algumas vezes e sua confiança é totalmente perdida ao os acertar com uma lança.



Lagartos domados te seguirão por onde puderem ir, lagartos verdes poderão apenas te seguir por terra, lagartos rosas poderão subir nos postes junto com você, os azuis e brancos poderão escalar o cenário e te seguir por quase todos os ambientes, as salamandras apenas por ambientes aquáticos e enfim, seguindo cada característica deles.



Quando se hiberna 3 vezes consecutivamente com um lagarto em um abrigo, você ganhará uma conquista chamada "O amigo", além de aumentar sua relação com o mesmo sem precisar alimenta-lo, garanto que ele irá te proteger aonde for.

Obs*
Alimentar lagartos e salvar eles no geral, faz com que sua reputação aumente com eles, isso impacta em TODAS as áreas do jogo, eventualmente, se fizer isso com frequência, eles não irão mais te atacar e será muito mais fácil domesticar qualquer um com apenas 1 alimento, independentemente do tipo e lugar, apenas não ataque eles e fique alimentando os mesmos até deixarem de serem hostis.
Isso é mais fácil quando se joga de monge inicialmente, pois ele já inicia com 40% de reputação com todas as criaturas, com o sobrevivente, você tem 0%, então terá que investir muito mais.
A longo prazo é útil, os lagartos estão em quase todos os lugares, lembre-se disso se quiser mais facilidade. Você pode ter 100% de relacionamento com lagartos, mas ao atravessar um portão de karma e ir para outra área, essa porcentagem irá diminuir em 15% a 30%, ficando com 80%, 70 ou 60, depende bastante. A partir dos 60%, eles deixarão de te atacar. Essas porcentagens são em base algumas experiências minhas com missões, você jogando normalmente nunca verá qual a % estará com eles, então tome cuidado.
Finalização.
Muito obrigada por ler!
Fiz esse guia entusiasmada para escrever um pouco sobre um dos meus jogos favoritos.
Espero que esse guia seja útil para você! chequem as artes oficiais[rainworld.miraheze.org]que Rain world possui e a wiki oficial para mais informações! Deem amor aos artistas.
Talvez haja atualizações ao decorrer do tempo, mas não garanto nada. Aqui não há todas as informações. Quando eu conseguir platinar o jogo, trarei uma aba somente para as conquistas.
Caso queiram comentar algo, podem dizer! inclusive adicionar informações nos comentários. Não se esqueça de avaliar o guia!




Nos veremos em um próximo ciclo, até outro dia.
10 Comments
Blookye 20 Mar @ 12:10pm 
Que guia incrível, super completo e cuidadosamente organizado, só uma pergunta, como você fez pra colocar os Gifs? Alguns deles na Wiki pesam mais de 6Mb, mas a steam só permite 2Mb :slugcatdead:
NCK Pepsi 19 Jan @ 6:17pm 
esse foi o guia mais foda que eu ja vi
Miriam Absent  [author] 31 Dec, 2024 @ 9:07pm 
Obrigada pelos comentários pessoal, fico feliz que gostaram do guia :greedyHeart:
D4 23 Dec, 2024 @ 7:43am 
Engraçado eu ler esse guia depois de zerar e sofrer, poderia ter sofrido menos. Ótimo guia:luv::laughher:
Boss Guy 21 Dec, 2024 @ 6:58am 
eu após ver esse guia 1 dia depois de zerar o jogo
Yuki 5 Dec, 2024 @ 9:18am 
Salvo dms, aliás eu não teria passado nem da 3 fase sem esse guia :)
kauavitorgaming021 4 Dec, 2024 @ 7:35pm 
Amei, ajudou muito eu nunca iria saber que da pra ter um amigo lagarto vou com certeza voltar aqui quando eu precisar, meu irmão [o dono da conta] não gostou muito do jogo mas ficou interessado nos lagartos e nos filhotes. Espero que tenha atualizações, bem, eu gostei muito desse guia vou ate fazer um amigo lagarto depois.
Five 30 Nov, 2024 @ 7:05am 
faz tempo que não vejo BR falando de jogo, tenho 4mil horas em outra conta e 100 pouco nessa
ThiagoHasty 29 Nov, 2024 @ 4:47pm 
Que guia bom, não sabia nem pra onde ir, mas com esse guia eu obviamente aprendi tudo
JFBonifácio 20 Nov, 2024 @ 7:49am 
Guia muito bom hein! gostei :steamhappy: